PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

PT barra atual prefeito e lança senador como candidato em Recife

5 jun 2012 - 19h09
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

A executiva nacional do PT barrou a pré-candidatura à reeleição do prefeito de Recife, João da Costa, e decidiu lançar o senador Humberto Costa como pré-candidato da legenda à sucessão municipal. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira pelo próprio prefeito, que deixou a reunião, realizada na sede do partido em São Paulo, "indignado" com a decisão, que ele classificou como antidemocrática.

O prefeito João da Costa deixa a reunião na sede do PT após ter sua pré-candidatura barrada
O prefeito João da Costa deixa a reunião na sede do PT após ter sua pré-candidatura barrada
Foto: Marina Novaes / Terra

"Eu fui chamado antes da reunião começar pelo presidente do PT (Rui Falcão) e ele me comunicou que a decisão a ser tomada seria pela intervenção em Recife, e anunciou a homologação pela executiva da candidatura do Humberto. (...) Hoje, de certa forma, estamos todos nós tristes e indignados de saber que uma decisão tomada em um processo democrático de prévias foi cancelada", disse o prefeito de Recife.

João da Costa afirmou ainda que irá avaliar com sua base de apoio se irá recorrer da decisão. Ele disse ainda não saber se irá apoiar, ou não, o pré-candidato petista.

"Eu não sei se ele quer meu apoio. Porque depois de um processo como esse, falaram tanto mal do prefeito, hoje mesmo lançaram um manifesto em que diz que eu fraudei, que fiz isso, fiz aquilo, sou centralizador... Então talvez nem precise do meu apoio, talvez até dê prejuízo se eu apoiar", disse, em tom de ironia.

De acordo com João da Costa, o PT argumentou que ele não teria condições para se reeleger, já que tem alto índice de rejeição entre o eleitorado, o que ele nega. "São argumentos frágeis. (...) Todas as pesquisas realizadas nos últimos 10 dias, e eu tive acesso a três, mostram que eu cresci em todas elas, com 33% a 36% (das intenções de voto). Então é contraditório a avaliação do partido de que nós não teríamos condições de competitividade eleitoral", declarou.

Tensão

O prefeito de Recife deixou a reunião por volta das 18h40, cerca de uma hora após o início da discussão entre a executiva. A direção do PT ainda não anunciou formalmente o lançamento da pré-candidatura de Humberto Costa, que continua reunido com a cúpula do PT na sede nacional do partido.

Embora a reunião tenha ocorrido com as portas fechadas, o clima era de visível tensão, e nenhum cacique petista quis falar à imprensa antes das conversas. Oficialmente, o PT diz que só irá se manifestar sobre o tema por meio de nota, que deve ser divulgada ainda hoje.

O coordenador da corrente majoritária da legenda, Franciso Rocha da Silva, da CNB (Construindo um Novo Brasil), negou que tenha havido intervenção da executiva nacional sobre o PT municipal de Recife e disse que a decisão foi "política".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade